Há dois tipos de táxi em Londres: os tradicionais black cabs e os minicabs que são, na verdade, carros normais com motorista que têm licença para transportar passageiros. Cada vez mais, esses últimos estão sendo substituídos por serviços de aplicativos como Über.
Black Cab (táxis pretos) em Londres
Os táxis tradicionais de Londres são tão emblemáticos da cidade como os ônibus de dois andares, o Big Ben e a London Eye!
Embora chamados black cabs (táxis pretos) não são somente pretos. Hoje em dia, há táxis de todas as cores, e muitos são cobertos com propagandas coloridas. Além de meio de transporte, podemos considerar uma corrida em um desses carros como um programa turístico!
Você pode pegar um black cab na rua. Quando a luz da palavra TAXI estiver iluminada, indica que o carro está disponível. Basta levantar a mão, como fazemos no Brasil. Há também pontos de táxi em locais como estações ferroviárias, e também estações de metrô e ônibus.
Outras formas de chamar o táxi é por telefone, ou por meio de um aplicativo. Um bom aplicativo para chamar esses táxis é o Gett, ou My Taxi.
Diferente do que estamos acostumados, antes de entrar no táxi, você chega até a janela do motorista, fala o endereço para onde quer ir e pergunta se ele pode levar você até lá. Ele dirá que sim e então você entra no táxi e se acomoda.
Como há uma divisória entre a cabine do motorista e a parte traseira onde sentam os passageiros, a comunicação com o taxista se dá por um interfone. A maioria dos taxistas de Londres são simpáticos e muitos gostam de conversar.
Interessante notar que para dirigir um táxi tradicional de Londres, os motoristas (“cabbies”) precisam fazer um curso chamado The Knowledge – criado em 1865 quando ainda se usavam carruagens! – e passar um exame considerado muito difícil. Eles precisam saber de cor todas as ruas da cidade e melhores rotas entre dois pontos.
Com o advento do Google Maps e outros apps de mapas, isso pode parecer obsoleto, mas é algo de que eles têm muito orgulho. De qualquer forma, é bom saber que o taxista de Londres jamais te enganará ou dará voltas com você pela cidade para cobrar mais. Eles são muito confiáveis.
Os black cabs têm taxímetros e há uma tarifa mínima de £3 libras por corrida, independente do trajeto. Há três níveis de tarifa: uma que se aplica de segunda a sexta-feira entre 5h00 e 20h00 (tarifa 1), uma que se aplica aos sábados e domingos entre 5h00 e 22h00 assim como de segunda a sexta-feira entre 20h00 e 22h00 (tarifa 2) e a mais cara de todas, válida diariamente entre 22h00 e 5h00 e nos feriados (tarifa 3).
Há também acréscimos para corridas a partir do aeroporto de Heathrow, nos feriados de Natal e Ano Novo e se o táxi for pedido por telefone. Quanto à bagagem, não é cobrado nada a mais por ela.
Para calcular aproximadamente quanto custará uma corrida, você pode consultar um site como este.
Os londrinos costumam dar gorjeta para os taxistas, arrendondando o valor da corrida ou acrescentando até 10% desse valor. O pagamento também é feito quando você sai do táxi, se aproxima da janela e paga diretamente nas mãos do taxista.
Se for pagar por cartão de débito ou crédito, a máquina do cartão fica localizada no compartimento do passageiro. Não há acréscimo para pagamento com cartão.
Esses carros acomodam confortavelmente 5 passageiros, três no banco comum, voltado para frente, e dois em bancos voltados para trás, que ficam fechados e só são abertos quando necessário. Ninguém viaja ao lado do motorista.
Por ser grande e confortável, pode ser uma boa opção para quem viaja em famílias ou em grupos, se comparado a um Über que acomoda menos gente.
Outra vantagem dos táxis londrinos tradicionais é que eles são acessíveis para cadeiras de roda, já que são obrigados a terem rampas ou assentos adaptados.
Minicabs – os táxis alternativos
Diversas empresas oferecem serviço de minicabs. Ao contrário dos táxis tradicionais, os minicabs devem ser requisitados por telefone. Normalmente, os hotéis fornecem uma lista com telefones de empresas confiáveis de minicabs. Eles não têm taxímetro, o preço da corrida é informado ou combinado previamente.
É importante verificar a licença quando for usar o serviço de minicab, e recomenda-se não pegar minicabs na rua, somente os que forem contratados por telefone, de empresas confiáveis.
Leia aqui sobre transporte público em Londres.
Déborah Regina Amadi Barros
Olá Eneida, tudo bem?
Comprei uma passagem para Veneza com conexão em Londres, porém não me dei conta que haveria mudança de aeroporto, descobri por acaso depois. Tenho 5:35h entre Heathtrow e Gatewick. Pensei em utilizar o uber para ser o mais rápido possível. O que você acha?
Chego no terminal 5, saberia me informar qual seria o melhor lugar para eu chamar o Uber e esperá-lo?
O aplicativo do uber funciona igualmente no Brasil? Tem wifi liberado no aeroporto?
Dese já agradeço
Eneida
Olá Déborah,
Sobre troca de aeroportos, veja aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/conexao-entre-aeroportos-de-londres/
Me parece que os motoristas do uber não conseguem entrar na área de drop off do aeroporto por isso é um pouco difícil para encontrá-los.
O wifi gratuito em Heathrow não é liberado. É preciso fazer um cadastro e só é gratis por um determinado período. http://www.heathrow.com/airport-guide/terminal-facilities-and-services/internet-and-wi_fi
Déborah
Olá Eneida,
Nossa, que bom encontrar você!!
Você me esclareceu tudo que tinha dúvidas.
Se não consigo pegar o uber, já vou me organizar para pegar o ônibus que pelo que vi é o mais indicado.
Deus te abençoe muiíssimo.
Muito obrigada.
JOAO BATISTA
Srta. Eneida, boa noite.
Parabéns pelo site.
A minha passagem por Londres será bem curta, chegarei de Paris na estação Saint Pancras no dia 10/10 as 20hs e saio no outro dia 11/10 as 19hs. Vou ficar no hotel London Marriott Hotel County Hall. Gostaria se possível me ajudar:
– O jeito mais fácil para chegar ao hotel é de táxi?
– O que eu posso fazer em Londres nesse meio tempo? Tem alguma dica?
Srta. Eneida, no mais muito obrigado.
Att.
João.
Eneida
Olá João,
Táxi é um jeito bom para quem não quer se entender com o transporte público. É bem fácil, com certeza!
Temos muitas dicas. Sugiro que comece por aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/conhecer-londres-em-um-dia/
HAROLDO AZEVEDO RODRIGUES
E quanto ao Uber? Não está funcionando em Londres? Estando funcionando, não seria melhor que o táxi?
Eneida
Oi Haroldo,
Tem Uber sim: https://www.uber.com/cities/london/
É mais barato que os taxis tradicionais.
dalton dario detanico
Srta. Eneida
Mais uma vez muito obrigado pela sua gentileza,. Quem sabe um dias possa ajuda-la na minha cidade, Porto Alegre RS;
Grato
Eneida
🙂
dalton dariuo detanico
Srta. Eneida
Boa Noite
Já me ensinou como chegar até a estação Victoria, pela qual agradeço muito, meu destino é o Double Tree Hilton Hotel London – West End, 92 Southampton Row fica longe, podemos ir caminhando ou tem um outro meio de transporte além de taxi. o que me aconselha.
Obrigado mis uma vez
Dalton Dario Detanico
Eneida
Olá Dalton,
O hotel fica perto da estação da estação de metrô Holborn. Segundo o site do hotel, para ir até lá de metrô, vá para a estação de metrô Victoria e pegue a linha Victoria para Oxford Circus. Em Oxford Circus troque para a linha Central até Holborn. Saia da estação à direita e caminhe na Southampton Row até o hotel.