Há dois tipos de táxi em Londres: os tradicionais black cabs e os minicabs que são, na verdade, carros normais com motorista que têm licença para transportar passageiros. Cada vez mais, esses últimos estão sendo substituídos por serviços de aplicativos como Über.
Black Cab (táxis pretos) em Londres
Os táxis tradicionais de Londres são tão emblemáticos da cidade como os ônibus de dois andares, o Big Ben e a London Eye!
Embora chamados black cabs (táxis pretos) não são somente pretos. Hoje em dia, há táxis de todas as cores, e muitos são cobertos com propagandas coloridas. Além de meio de transporte, podemos considerar uma corrida em um desses carros como um programa turístico!
Você pode pegar um black cab na rua. Quando a luz da palavra TAXI estiver iluminada, indica que o carro está disponível. Basta levantar a mão, como fazemos no Brasil. Há também pontos de táxi em locais como estações ferroviárias, e também estações de metrô e ônibus.
Outras formas de chamar o táxi é por telefone, ou por meio de um aplicativo. Um bom aplicativo para chamar esses táxis é o Gett, ou My Taxi.
Diferente do que estamos acostumados, antes de entrar no táxi, você chega até a janela do motorista, fala o endereço para onde quer ir e pergunta se ele pode levar você até lá. Ele dirá que sim e então você entra no táxi e se acomoda.
Como há uma divisória entre a cabine do motorista e a parte traseira onde sentam os passageiros, a comunicação com o taxista se dá por um interfone. A maioria dos taxistas de Londres são simpáticos e muitos gostam de conversar.
Interessante notar que para dirigir um táxi tradicional de Londres, os motoristas (“cabbies”) precisam fazer um curso chamado The Knowledge – criado em 1865 quando ainda se usavam carruagens! – e passar um exame considerado muito difícil. Eles precisam saber de cor todas as ruas da cidade e melhores rotas entre dois pontos.
Com o advento do Google Maps e outros apps de mapas, isso pode parecer obsoleto, mas é algo de que eles têm muito orgulho. De qualquer forma, é bom saber que o taxista de Londres jamais te enganará ou dará voltas com você pela cidade para cobrar mais. Eles são muito confiáveis.
Os black cabs têm taxímetros e há uma tarifa mínima de £3 libras por corrida, independente do trajeto. Há três níveis de tarifa: uma que se aplica de segunda a sexta-feira entre 5h00 e 20h00 (tarifa 1), uma que se aplica aos sábados e domingos entre 5h00 e 22h00 assim como de segunda a sexta-feira entre 20h00 e 22h00 (tarifa 2) e a mais cara de todas, válida diariamente entre 22h00 e 5h00 e nos feriados (tarifa 3).
Há também acréscimos para corridas a partir do aeroporto de Heathrow, nos feriados de Natal e Ano Novo e se o táxi for pedido por telefone. Quanto à bagagem, não é cobrado nada a mais por ela.
Para calcular aproximadamente quanto custará uma corrida, você pode consultar um site como este.
Os londrinos costumam dar gorjeta para os taxistas, arrendondando o valor da corrida ou acrescentando até 10% desse valor. O pagamento também é feito quando você sai do táxi, se aproxima da janela e paga diretamente nas mãos do taxista.
Se for pagar por cartão de débito ou crédito, a máquina do cartão fica localizada no compartimento do passageiro. Não há acréscimo para pagamento com cartão.
Esses carros acomodam confortavelmente 5 passageiros, três no banco comum, voltado para frente, e dois em bancos voltados para trás, que ficam fechados e só são abertos quando necessário. Ninguém viaja ao lado do motorista.
Por ser grande e confortável, pode ser uma boa opção para quem viaja em famílias ou em grupos, se comparado a um Über que acomoda menos gente.
Outra vantagem dos táxis londrinos tradicionais é que eles são acessíveis para cadeiras de roda, já que são obrigados a terem rampas ou assentos adaptados.
Minicabs – os táxis alternativos
Diversas empresas oferecem serviço de minicabs. Ao contrário dos táxis tradicionais, os minicabs devem ser requisitados por telefone. Normalmente, os hotéis fornecem uma lista com telefones de empresas confiáveis de minicabs. Eles não têm taxímetro, o preço da corrida é informado ou combinado previamente.
É importante verificar a licença quando for usar o serviço de minicab, e recomenda-se não pegar minicabs na rua, somente os que forem contratados por telefone, de empresas confiáveis.
Leia aqui sobre transporte público em Londres.
Soraia
Olá,
Estarei em Londres em fevereiro(2014), gostaria de saber se Earl’s Court é um bom lugar para ficar? Fica na zona 1? é seguro?
Eneida
Oi Soraia,
É um excelente lugar, especialmente se você for chegar ou sair de Heathrow. Fica na zona 1.
José Flávio Mendes
Eneida,
Bom dia, seu site é muito bom.
Gostaria de saber se no Aeroporto Heathrow Eu consigo 1 taxi para 8 pessoas oun tenho que fazer a reserva antes? e se possivel o preço que seria do aeroporto para a 89, Belgrave road.
Aguardo resposta.
Desde já agradeço
Eneida
Oi José Flávio,
Você certamente consegue táxi para 5 cinco pessoas (os tradicionais black cabs), mas se quiser 1 táxi grande para 8 pessoas, sugiro reservar com antecedência. Veja os preços de táxi aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/vai-de-taxi-em-londres/
Ficará mais barato reservar um trânsfer: http://www.londresparaprincipiantes.com/transfer-depara-os-aeroportos/
paulo mendonça
Olá Eneida
Sera que vc teria uma dica de como eu poderia comprar um carro zero do modelo dos taxi black cab
Atenciosamente,
Paulo
Eneida
Oi Paulo,
Esta dica eu não tenho 🙁
Veja aqui o site dos produtores: http://www.london-taxis.co.uk/
Hélia Miranda
Olá Eneida.
Obrigada
Hélia Miranda
Bom dia Eneida
Adorei o seu site, estou de partida para Londres com duas filhas de 42 e 45 anos sem emprego em Portugal, vou apenas dar força, estou preocupada, elas falam e escrevem corretamente inglês, temos viagem marcada para 26 deste mês chegamos a Heathrow à meia noite, ficamos no aeroporto essa noite e demanhã vamos para Padimgton, temos marcada apenas essa noite num hostel, para depois procurar alojamento ma zona 2 o melhor e mais barato e logo de seguida a busca de empregos para as duas. O que me aconselha, mãe de 70 anos muito preocupada mas com muita garra (enfermeira aposentada). Obrigada
Eneida
Oi Hélia,
Infelizmente só posso te desejar muita sorte, não tenho conselhos 🙁
Nosso site é especializado em turismo somente, mas tenho certeza que com esta sua garra, tudo vai dar certo.