O post de hoje é sobre um erro de planejamento de viagem que as pessoas cometem com o intuito de economizar:
Escolher um hotel muito longe do centro por oferecer diárias mais em conta
Sabe aquela história do barato que sai caro? Pois é, muitas vezes procede.
É comum nos comentários do site vermos leitores que optam por se hospedar em hotéis localizados nas zonas 4, 5 ou 6 de transporte da cidade, ou até mesmo nas proximidades do aeroporto de Gatwick (que fica a 50 km de Londres!) devido aos preços mais atrativos.
Entendemos que, com exceção da passagem internacional, a hospedagem é o item mais caro da viagem e por isso é normal que quem tenha um orçamento apertado pense logo em ficar longe do centro, área mais cara da cidade.
No entanto, há dois problemas com esta estratégia.
Primeiro, para você não chegar muito tarde no centro – e começar a aproveitar o que a cidade tem de bom a oferecer – você terá de usar o transporte público na pior hora do dia: o chamado horário de pico, que se estende até às 9h30 da manhã. Para completar, o valor das passagens também pode ser mais caro neste horário. Assim, uma parte do que você economizou na diária vai embora no ticket do metrô.
Em segundo lugar, dependendo do local que escolher, poderá gastar cerca de uma hora em cada trajeto de ir e voltar para o hotel. E pense bem, se você for ficar poucos dias na cidade (como a maioria dos turistas faz), o seu tempo é muito precioso. Você certamente não vai querer gastá-lo debaixo da terra ou preso no congestionamento.
Para evitar este transtorno, procure hotéis localizados nas zonas mais centrais e que sejam próximos a uma estação de metrô. A zona 2 de transporte – este “círculo” cinza no mapa do metrô abaixo, fica a 15-20 minutos do centro, e você encontrará hotéis com preços melhores que os da zona 1.
É bom ter em mente também por onde você chegará e partirá da cidade. O aeroporto de Heathrow, por exemplo, fica na zona 6 a oeste da cidade (lado esquerdo do mapa). Assim, fica mais fácil e barato escolher um hotel na direção oeste, por exemplo próximo da estação Earls Court (na linha de metrô Piccadilly que vem de Heathrow), ou da estação de Paddington, onde chegam os trens vindos deste aeroporto. Por outro lado, para ir de Heathrow a Stratford, no leste da cidade, você gastará cerca de 1,5h cruzando a cidade de oeste a leste.
O ponto final da maior parte do transporte público vindo do aeroporto de Gatwick e algumas linhas de ônibus vindas de Stansted chegam na estação Victoria, que fica na zona 1 de transporte. É uma região com muitos hotéis de todos os preços. Já quem vem de Stansted de trem, terá facilidade em se hospedar na região leste, pois a parada final é Liverpool Street ou Stratford.
Opte pelas cadeias de hotéis budget (Travelodge, EasyHotel, Tune, entre outras), por pequenos hotéis que oferecem café da manhã (“Bed and Breakfast” na linguagem local), ou por albergues, que atualmente oferecem também quartos privativos com banheiro. Veja algumas sugestões na nossa página Hotéis em Londres.
Leia também:
Hoteis baratos em Londres: as dicas do Eurocheapo
Andrea Bonfim
Oi, boa tarde, me chamo Andrea e estou estudando inglês na região de Torbay. quero planejar 3 dis em Londres e achei um airbnb na região de candem town, é perto do british museum? Eu irei de ônibus e chegarei pela Victoria Coach Station.
Eneida
Olá Andrea,
Camden Town é relativamente perto do British Museum.
nathalia becegato
ola boa tarde, acompanho o blog ja tem muito tempo, sempre vendo as dicas e adoro. Gostaria de tirar uma duvida, estou indo morar na Escocia com meu marido e vamos ficar 5 dias em Londres, então vamos estar com 4 malas e mais duas mochilas.
nao quero ficar perdida, por isso queria saber qual melhor aeroporto para desembarcar ai em londrês, e qual a zona de hotel perto do centro, das principais atracoes.
se tiver como passar o trajeton que devemos fazer ficarei muito grata.
Eneida
Oi Nathalia,
Aeroporto de Heathrow e zonas 1 e 2.
Para o trajeto, veja aqui (quando tiver o endereço de onde quer ir): https://www.londresparaprincipiantes.com/journey-planner-nao-saia-do-hotel-sem-consultar/
Simone Silva
Bom dia. Primeiro parabéns por todas as matérias do blog, pois ajuda e muito quem precisa fazer uma viagem e não tem ideia do que fazer em cada cidade.
Minha duvida é a seguinte. Estarei viajando para Londres em novembro e ficarei de 13 a 17 por lá.
Nesse período vamos ficar em um hotel chamado Gresham que fica muito perto da estação Paddingtom.
Essa região é ruim ou perigosa para se hospedar?
A outra dúvida é sobre os enfeites de natal Teve uma reportagem que vi alguns anos atrás que em Londres existem algumas ruas que são consideradas como as mais belas na época natalina. Meu sonho conhecer essas ruas.
Será que nesse período eu conseguirei ver os enfeites de nata? O período é de 13 a 17 de novembro.
Caso vocês também tenham dicas de transporte, algum passe de metrô pra usarmos nesses dias ou mesmo de locais para alimentação, eu agradeço.
Um grande abraço!
Eneida
Olá Simone,
A região de Paddington é uma região segura e com transporte fácil para qualquer lugar.
Sim, vocês verão os enfeites de natal nas ruas de comércio de Londres. Veja aqui sobre o ano passado: https://www.londresparaprincipiantes.com/luzes-e-vitrines-de-natal/
Dicas de transporte e passe de metrô: https://www.londresparaprincipiantes.com/guia-dos-transportes-para-2017/
Tudo sobre Londres em novembro: https://www.londresparaprincipiantes.com/londres-em-novembro/
Locais para alimentação: https://www.londresparaprincipiantes.com/category/restaurantes/
Ketty
Bom dia..
Estou a planear uma viajem para londres em 2018, do que tenho visto, estou a pensar ficar hospedada no hotel ibis Styles London Leyton ou no Best Western London Peckham Hotel. Qual dos dois será melhor, em termos de localização, transportes, tranquilidade? Ou sera melhor procurar outro?
Eneida
Ola Ketty,
Creio que o de Peckham é mais perto do centro e com mais opções de transporte, mas não conheço as instalações de nenhum dos dois.