Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu 2013, uma série de posts sobre o verão europeu que o Londres para principiantes, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, está publicando.
O tema desta semana é “Uma exposição de arte que você não pode perder” e eu escolhi a exposição de verão da National Gallery que explora a relação entre os pintores holandeses do século XVII, entre eles o mestre Vermeer, e a música.
***
A Young Woman standing at a Virginal – © The National Gallery, London
Vermeer and Music, the Art of Love and Leisure é uma exposição pequena, mas reúne 5 dos 36 quadros de Vermeer conhecidos: dois da própria National Gallery de mulheres tocando virginais (que ficamos sabendo ser uma espécie de cravo), uma sentada e uma em pé, um da Coleção Real, “A aula de música”, um da Kenwood House, que está atualmente em empréstimo na National Gallery, “A tocadora de viola” e o último de um colecionador particular americano, “Jovem sentada ao virginal”.
The Music Lesson © Her Majesty Queen Elizabeth II 2013
Além dos quadros do mestre de Delft, estão sendo exibidas pinturas de outros contemporâneos de Vermeer mostrando a importância da música na sociedade holandesa de então. E o que dá um toque especial à exposição é que alguns dos instrumentos retratados nos quadros podem ser vistos em vitrines nas salas da mostra.
René Voboam – © The Art Archive / Ashmolean Museum, Oxford
Além disso, para quem quer ouvir o que é “tocado” nos quadros, foram programados microconcertos com instrumentistas da Academy of Ancient Music. As apresentações têm a duração de 20 minutos e acontecem nos seguintes horários, durante o período da exposição (com exceção do dia 20 de julho):
Quintas-feiras: 11h00, 12h00, 13h00, 15h00, 16h00 e 17h00
Sextas-feiras: 15h00, 16h00, 17h00, 18h00 e 19h00
Sábados: 11h00, 12h00, 13h00, 15h00, 16h00 e 17h00
É muito fácil gostar dos quadros pintados por Vermeer, que retratam, em cenas singelas, mulheres executando tarefas cotidianas. A incidência da luz, normalmente vinda de uma janela posicionada à esquerda do quadro, e a maestria com que o artista trata as cores e os detalhes da cena tornaram Vermeer, embora muitos anos após sua morte, um dos dois pintores mais famosos da Era do Ouro holandesa.
E se você assistiu à “Moça com o brinco de pérola” tem ainda mais um motivo para querer ver de perto estes cinco quadros excepcionais reunidos para esta exposição.
Vermeer and Music, the Art of Love and Leisure
National Gallery – Sainsbury Wing
Trafalgar Square, London WC2N 5DN
Estações de metrô mais próxima: Leicester Square (linhas Northern e Piccadilly) e Charing Cross (linhas Northern e Bakerloo)
26 de junho a 8 de setembro
Ingressos para a exposição: £7,00 (à venda online aqui) – a entrada para visitar a coleção permanente da galeria é gratuita.
Fotos usadas com permissão da galeria
***
Para ver os demais posts da Blogagem do Verão Europeu, e ficar por dentro das exposições em outros países do continente, visite:
Alemanha por que não?
Ana Regina
Este post só deu mais água na boca, que vontade de estar em Londres e flanar tranquilamente por todos os maravilhosos museus.
Bjs
Fernanda Scafi
Amo o Vermeer! Pena que não vou pra Londres tão cedo! Estou postando no meu blog sobre NY, mas a próxima cidade é Londres! http://taindopraonde.blogspot.com.br/
Fernanda Scafi
Acabei de postar sobre exposições temporárias em Londres que eu gostaria de ver, inclusive essa aqui. Aqui esta o link:http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/07/exposicoes-temporarias-em-londres.html. E coloquei um link lá pra esse post aqui!
Flávia
Eneida, esse post dá vontade de estar lá agora, na exposição!
bjos.