Por ser uma ilha relativamente pequena e contar com uma malha ferroviária extensa, viajar de trem em distâncias médias e longas na Grã-Bretanha (ilha que inclui a Inglaterra, País de Gales e Escócia) é fácil e confortável.
Além disso, como as estações ferroviárias em geral se encontram bem na área central das cidades, não há perda de tempo com deslocamentos extras, como no caso dos aeroportos.
Não existe mais no Reino Unido uma só companhia ferroviária estatal, como em outros países da Europa.
Desde a década de 1990, a antiga British Rail foi privatizada e hoje 28 empresas diferentes prestam o serviço, cada uma em uma área distinta do país.
No centro de Londres, há 15 estações ferroviárias principais de onde partem os trens (comboios para nossos leitores portugueses) para o interior da Inglaterra, para a Escócia, País de Gales e outros destinos na Europa.
Dependendo do destino, o trem partirá de uma estação diferente na capital inglesa.
- Onde encontrar rotas, horários e preços para viajar de trem na Inglaterra
- Como comprar passagens de trem na Inglaterra
- Tipos de passagens para viagens de trem de longa distância
- Como buscar as passagens na estação ferroviária para viajar de trem na Inglaterra
- Passe para viagens de trem na Inglaterra: BritRail
- Alguns destinos para ir de trem a partir de Londres
- Principais estações de trem em Londres
- Mapa com as principais estações ferroviárias de Londres
- Com qual antecedência chegar na estação de trem
Onde encontrar rotas, horários e preços para viajar de trem na Inglaterra
Embora haja um serviço de informações sobre rotas e horários prestado pela Associação das Operadoras de Trens, o National Rail Enquiries, não é possível comprar as passagens diretamente neste site.
Você é direcionado para o site da empresa ferroviária responsável pelo trecho que vai viajar. Mas muitas dessas empresas (como a Virgin) não aceitam clientes de fora do Reino Unido e você será então redirecionado para o site RailEurope.
É nesse site diretamente que recomendamos a compra de passagens de trem para a Inglaterra e de Londres para a Europa.
Como comprar passagens de trem na Inglaterra
O RailEurope tem uma versão em português e é bem tranquilo de navegar. Você pode escolher a moeda também que será usada.
Para ver informações, horários e valores de viagens para qualquer destino, basta informar a estação de partida, de chegada, a data e o horário preferidos.
Você verá todas as opções de passagens para aquela data, incluindo o valor, a duração da viagem e quantas trocas são necessárias.
Na tela seguinte, você poderá escolher detalhes do seu assento. São três possibilidades:
- Posição do assento: janela, corredor, ou individual (somente para 1a classe)
- Direção do assento:
- assento virado para frente: você estará olhando para frente, na direção em que o trem viaja, e pode estar olhando para um outro passageiro, caso haja uma mesinha no centro,
- assento virado para trás: você estará olhando para trás, na direção oposta a que o trem viaja, e pode estar olhando para um outro passageiro, caso haja uma mesinha no centro,
- estilo linha aérea: este tal assento “linha aérea” indica que não terá uma mesinha no meio, como acontece em alguns vagões. Todos os assentos do vagão são voltados para a mesma direção, como em um avião ou ônibus.
- Tipo de vagão: alguns trens disponibilizam vagões silenciosos, em que não se pode falar no celular, por exemplo.
Em seguida, você opta pela forma pela qual receberá seu bilhete. A forma mais fácil é o bilhete eletrônico que será enviado para seu e-mail. Você pode imprimir ou simplesmente mostrar na tela do celular.
A outra opção e retirar na estação, como explicado abaixo.
O pagamento é feito na tela seguinte e pode ser efetuado por cartão de crédito ou Paypal. O site cobra uma taxa de reserva bem simbólica (em geral £1 ou menos). Esta taxa é discriminada no “Total a pagar”, como pode ser visto abaixo.
As passagens são vendidas com até 6 meses de antecedência.
Tipos de passagens para viagens de trem de longa distância
Existem três tipos de passagens para viagens de trem de longa distância na Inglaterra: “advance”, “off peak” e “anytime”. Clique nas abas abaixo para saber os detalhes de cada uma delas.
São as passagens mais baratas que são válidas para a viagem em uma data e horário específico e não podem ser alteradas de forma alguma.
Os preços variam como o de passagens aéreas: são alocadas algumas passagens por um determinado preço e à medida que essas são vendidas, os preços vão aumentando.
Este tipo de passagem não é vendido como ida e volta, é preciso comprar as duas “pernas” separadamente.
As passagens “Advance” devem ser compradas até às 18:00 do dia anterior ao da viagem. Elas normalmente são vendidas com até 12 semanas de antecedência.
Para conseguir os melhores preços, receba um alerta quando as passagens que você quer começarem a ser vendidas. Basta clicar em “alerta de bilhetes” e preencher um formulário:
São passagens mais flexíveis que as “advance” e a única restrição é que não sejam utilizadas durante o horário de pico.
Este horário varia dependendo da rota e deve ser consultado antes que a compra seja feita.
Normalmente, no entanto, o pico ocorre de segunda a sexta-feira no início da manhã e no final da tarde.
Não é necessário comprar este tipo de passagem com muita antecedência, elas não se esgotam como as advance.
Passagens com toda a flexibilidade, podem ser usadas a qualquer dia ou hora. A desvantagem é que normalmente são caríssimas.
No nosso exemplo para Liverpool, o preço seria £150,50 para ida, ou £ 301,00 para ida e volta.
Leia também: Viajar de ônibus na Inglaterra
Como buscar as passagens na estação ferroviária para viajar de trem na Inglaterra
Se você comprar suas passagens on-line, você pode optar por receber um e-ticket por email que deve ser levado para o trem juntamente de um documento de identidade selecionado. Não é preciso imprimir, ele pode ser mostrado na tela do celular.
Cada vez mais empresas estão usando este sistema.
Outra opção é coletar o ticket nas máquinas da estação. Para isso, é preciso ter em mãos o cartão de crédito com que foi feita a compra on-line e o número de referência da compra.
O bilhete é coletado nas máquinas de autoatendimento da estação com antecedência ou na data da viagem. Você pode coletar o bilhete em qualquer estação ferroviária, não é preciso ser a estação de saída.
1 – Toque em “Collect ticket” na máquina de autoatendimento;
2 – Insira o cartão de pagamento utilizado ou, se tiver usado o PayPal, utilize qualquer cartão de débito/crédito válido;
3- Digite o código de referência para retirada (“collection reference”), que é informado após você ter comprado os bilhetes). Este código tem 8 dígitos com número e letras e é informado no email de confirmação;
4- Aguarde até que seus bilhetes sejam impressos.
Passe para viagens de trem na Inglaterra: BritRail
O BritRail Pass é um passe ferroviário que é vendido somente para residentes de fora do Reino Unido que permanecerão no país por menos de 6 meses.
Ele é válido para viagens ilimitadas dentro dos dias e regiões para os quais for adquirido.
O passe pode ser comprado na forma eletrônica (M-Pass), em que você recebe o QR code do ticket e tem ele no seu celular pronto para viajar.
São vendidos diferentes passes que incluem uma determinada região ou país.
Em todos os passes, há valores diferentes para adultos (16 a 59 anos), sênior (+ de 60 anos), jovem (16 a 25 anos), ou criança (5 a 15 anos).
Veja a seguir os que são nossos preferidos:
BritRail London Plus M Pass
Passe ideal para quem tem Londres como base e quer explorar a região sul da Inglaterra, onde estão diversos locais lindos e muito turísticos:
Oxford, Cambridge, Brighton, Bath, Salisbury (estação mais próxima do monumento histórico Stonehenge), Stratford-upon-Avon, Milton Keynes (para conhecer Bletchley Park), Windsor, Watford Junction (para conhecer os estúdios Warner Bros. Harry Potter), além de outros tantos.
O passe é válido também para o transporte de trem entre os principais aeroportos e centro de Londres: Heathrow Express, Gatwick Express, Stansted Express.
O passe é válido por 30 dias. Neste período você opta por 3, 4, ou 8 dias de viagem. Os dias de viagem não precisam ser consecutivos, mas dentro dos 30 dias em que o passe é válido.
BritRail England Pass
Para quem quer explorar ainda mais a Inglaterra, este passe oferece várias combinações, tanto para dias corridos, quanto não consecutivos.
Conheça Liverpool, Manchester, York, Chester e outras belezas da Inglaterra com este passe.
Leia aqui sobre as diversas regiões da Inglaterra
Válido para qualquer viagem dentro da Inglaterra (não inclui País de Gales e Escócia).
BritRail GB M Pass
Este passe é válido para viagens ilimitadas na Inglaterra, Escócia e País de Gales em dias consecutivos ou não.
Alguns destinos para ir de trem a partir de Londres
Saiba qual é o tempo aproximado de viagem de trem e de onde partem os trens para alguns dos destinos mais populares para uma viagem a partir de Londres:
Bath – 1 hora e meia partindo da estação Paddington em Londres
Brighton – 1 hora a partir da estação London Bridge
Cambridge – 50 minutos da estação King’s Cross
Canterbury – 1 hora da estação St Pancras
Cardiff – 2 horas e 10 minutos da estação Paddington
Dover – 1 hora da estação St Pancras
Liverpool – 2 horas e 15 minutos da estação Euston
Oxford – 1 hora da estação Paddington
Salisbury – 1 hora e meia da estação Waterloo
Southampton – 1 hora e 15 minutos da estação Waterloo
Stratford-upon-Avon – 2 horas da estação Marylebone
Windsor – 1 hora da estação de Waterloo
York – 2 horas da estação King’s Cross
Principais estações de trem em Londres
As principais estações ferroviárias do centro de Londres são as seguintes:
King’s Cross – para trens para o nordeste da Inglaterra e leste da Escócia, incluindo Doncaster, Hull, Leeds, York, Newcastle-upon-Tyne, Aberdeen e Edimburgo.
St Pancras International – quatro companhias ferroviárias operam em St Pancras: East Midlands, Southeastern, ThamesLink e o trem super rápido que conecta a Inglaterra à Europa por meio do Eurotúnel, o Eurostar. Leia nosso guia completo da estação St Pancras.
Euston – desta estação partem os trens em direção ao centro e ao noroeste da Inglaterra e do oeste da Escócia , incluindo as cidades de Birmingham, Manchester, Liverpool, Chester, Glasgow. Os trens noturnos para a Escócia também partem de Euston. Para ir aos estúdios Harry Potter você também pega um trem para Watford Junction nesta estação.
Charing Cross – serve ao leste de Londres e diversas cidades de Kent, entre elas Canterbury.
Victoria – trens para as cidades do sul e sudeste, incluindo as cidades litorâneas de Brighton, Dover, Eastbourne, Hastings e Margate, e também cidades de Kent, como Canterbury. A estação Victoria é onde chega o Gatwick Express, trem expresso vindo do aeroporto de Gatwick.
Waterloo – A Southwestern Railway é a principal empresa que opera em Waterloo, e os principais destinos são em direção ao sudoeste de Londres, incluindo Windsor, Bristol, Exeter, Salisbury para Stonehenge, Winchester assim como o litoral sul, como as cidades de Southampton, Bournemouth e Portsmouth. Os bairros do sudoeste de Londres como Hampton Court, Richmond e Wimbledon também são ligados a Waterloo por trem.
London Bridge – serve o sudeste da Inglaterra e Kent. Há trens diretos para o aeroporto de Gatwick, além de outros destinos. De London Bridge também saem trens para o norte, inclusive Cambridge.
Liverpool Street – trens para o norte da Inglaterra, incluindo Norwich. É o terminal em Londres do Stansted Express, que liga Londres ao aeroporto de Stansted.
Marylebone – para trens para as Midlands (centro da Inglaterra) incluindo Banbury, Leamington Spa, Stratford-upon-Avon e Birmingham.
Paddington – para trens para o sul do País de Gales e a ponta sudoeste da Inglaterra conhecida como West Country, incluindo as cidades de Bath, Bristol, Cardiff, Exeter, Oxford, Plymouth, Swansea, e viagens locais pelo vale do Tâmisa, Slough, Maidenhead e Reading. Paddington é também onde chegam os trens do aeroporto de Heathrow.
Mapa com as principais estações ferroviárias de Londres
Com qual antecedência chegar na estação de trem
Não perca o trem!
Imprimir a passagem, encontrar a plataforma de onde sai o trem, comprar um lanchinho para levar na viagem, tudo isso toma tempo.
Assim, chegue na estação com bastante antecedência (cerca de uma hora), para fazer tudo com tranquilidade e não correr o risco de perder o trem!
***
Queremos ouvir sua experiência com a compra de passagens e a viagem de trem pela Grã-Bretanha!
Este post contém links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão caso você faça uma compra através deles. Você não paga nada a mais por isso.
Leia também:
De Londres a Paris no Eurostar
De Londres para a Europa de trem
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Giovani
Olá!
Estarei viajando de Cardiff para Liverpool e depois para Edimburgo no final de dezembro.
Estou achando muito caro os valores para duas pessoas (152 libras) cada trecho.
Ja tentei colocar o ‘advance’ mas não aparece passagens mais baratas.
Será que tento comprar mais tarde?
Daniela
Olá, e com relação as bagagens? Vou fazer o trecho Edimburgo-Londres com uma mala media e uma pequena, todos os vagoes tem maleiro? Ou tenho q acomoda-las comigo?
Eneida
Olá Daniela,
Os vagões têm bagageiros nas duas extremidades.
Tatiane Santos
Olá, gostaria de um passe que pudesse visitar Cambridge, Oxford, Liverpool, Wales, Edinburg, Manchester, Windsor, mas gostaria de comprar em Londres, pois meu cartão de crédito é nacional e ainda aguardo o internaciona. Caso haja problemas, posso pagar em dinheiro? Onde compro lá?
Eneida
Olá Tatiane,
O BritRail é vendido somente para fora da Inglaterra, você tem que comprar online mesmo.
Lucio
Olá, eu comprei o Britrail pass para 4 dias (qua/qui/sex/sab). Minha dúvida é quanto ao horário das 19h, meu último trem sai de Manchester para Glasgow as 19:40 de sábado. Gostaria de saber se o inicio do uso pode ser na quarta-feira pela manhã, quarta após as 19h ou somente na quinta?
Muito obrigado!
Eneida
Oi Lucio,
Não entendi sua pergunta e não sei qual é o problema de 19h00. O dia do BritRail pass é um dia de calendário e não 24 horas da hora do início da primeira viagem.
Lucio
Eu li em algum local que existe uma regra das 19h, sendo que após as 19h conta para o próximo dia. Achei isso um pouco confuso para poder me organizar. Por isso achei que pegando um trem quarta as 19h, já valeria como quinta (sendo o primeiro dia do passe). Desculpe a confusão e obrigado pela atenção.
Patricia R Marcatti
Olá, estou indo para Londres em novembro pela Escócia de trem, estou comprando pelo site da LNER, a empresa que faz esse trecho, vou eu e meu namorado, mas diferente de outras cia de trem ele não pede para eu indicar os nomes dos passageiros e ao optar por imprimir meus tickets ele me mostra essa mensagem: “seus ingressos serão anexados ao seu e-mail de confirmação de reserva, e eles também são armazenados com segurança em sua conta em Minhas Reservas, para que não haja mais bilhetes perdidos!
Os ingressos devem ser impressos em papel A4 branco liso (um por página, face única), usando tinta preta no layout retrato.
Um de seus passageiros precisa ser identificado como “passageiro líder” e deve viajar com você para todas as viagens compradas nesta transação. Se você pretende ter pessoas diferentes viajando em cada jornada, coloque-as em transações diferentes.”, sendo eu a passageira líder, tudo bem estar com meu namorado sem o nome dele? como os ingleses tem fama de serem rígidos, tenho medo de invocarem, de não estar fazendo corretamente. Poderiam me ajudar a entender? Obrigada!
Eneida
Olá Patricia,
Se vocês dois forem viajar juntos (acho que este é o caso) não há problema não ter o nome dele. O problema seria se ele fosse em um diferente.