Todo mundo conhece o prédio do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, por fora. Sabia que dá para conhecer por dentro também?
Durante o ano todo, aos sábados, e durante as férias dos parlamentares no verão, todos os dias, há tours guiados pelo interior do Palácio de Westminster.
Eu já fiz e vou te contar como é a visita.
Visita ao Parlamento em Londres – Palácio de Westminster
Fizemos um tour com audioguia no Parlamento Britânico em um sábado de fevereiro. Como era um período tranquilo (inverno e sem ser férias escolares), comprar ingresso foi facinho, nem reservamos pela internet com antecedência.
Saindo da estação de metrô Westminster, é só se dirigir para o Embankment (avenida na margem do Tâmisa) e seguir as placas para o guichê de ingresso.
Note que o local fica fora do prédio do parlamento, no mesmo lado da rua da saída da estação de metrô. Veja o mapa abaixo.
Compramos ingressos para entrada imediata e assim foi só atravessar a rua e entrar no famoso prédio.
O esquema de segurança, como era de se esperar, inclui revista e scan de bolsas e mochilas, como em aeroportos.
Saindo da revista, nos encaminhamos para o Westminster Hall. Este hall, construído em 1097, é uma das poucas partes do antigo Palácio de Westminster que sobreviveu a um incêndio em 1834. É lá que pegamos os fones de ouvido para dar início ao passeio.
Optei pelo audioguia já que temos a opção de ouvir os comentários em português brasileiro e eu estava curiosa para saber como seria.
Saindo do Westminster Hall, nos dirigimos para o St Stephen’s Hall, onde começa o tour. Esta parte, juntamente com a grande maioria do prédio, foi reconstruída após o incêndio de 1834 seguindo o projeto do arquiteto Charles Barry.
O tour inclui, entre outros locais, as duas salas mais importantes do Parlamento Britânico, onde se reúnem respectivamente a Câmara dos Lordes e a Câmara do Comuns.
Vemos sempre na televisão os debates calorosos que ocorrem principalmente da Câmera dos Comuns e por isso é muito interessante entrar no local onde eles acontecem ao vivo.
A primeira impressão que tivemos é que a sala é bem menor do que imaginamos e o guia confirma: não há lugar nem para todos os Membros do Parlamentos se sentarem!
Outro fato que chama a atenção é que a disposição dos bancos incita o confronto e o debate, já que membros da situação e da oposição se sentam de frente uns para os outros (olhos nos olhos!), com os membros da mesa e o orador posicionados no meio.
Não é permitido fotografar a grande maioria dos locais visitados, mas o vídeo abaixo mostra um pouquinho do que vemos.
O audioguia é muito bom e nos ensina bastante sobre o sistema político do Reino Unido e sobre a história do Parlamento Britânico, além dos detalhes da arquitetura do prédio e das muitas esculturas e obras de arte dispostas.
Para quem entende bem o inglês, no entanto, me pareceu mais interessante fazer o tour guiado por um guia especialista, que é um pouco mais caro que o audioguia, mas que também acontece com frequência de 15 – 20 minutos.
O guia realmente dá mais vida às histórias, além de responder às perguntas dos participantes.
É possível combinar a visita com um chá da tarde no próprio prédio, em uma sala com vista para o Rio Tâmisa.
Sobre o Palácio de Westminster
O Palácio de Westminster, nome oficial do prédio do Parlamento Britânico, é listado como patrimônio britânico e é também considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarete.
O Palácio na verdade é um conjunto de prédios, alguns medievais e outros mais modernos, que abrigam uma incrível coleção de arquivos, obras de arte e mobiliário.
Embora tenha sido construído inicialmente na idade média, o prédio do Parlamento foi reconstruído na metade do século XIX após um incêndio que o destruiu quase completamente.
O fogo teve início na noite de 16 de outubro de 1834 e foi o maior incêndio da cidade desde o Grande Incêndio de 1666.
No entanto, há áreas que remontam à época original da construção, inclusive o Westminster Hall, a enorme galeria que é usada para cerimônias do Estado, de banquetes a funerais, onde o tour começa e termina.
Outras 4 áreas sobreviveram ao incêndio: Jewel Tower (Torre das Joias), Capela St Mary’s Undercroft, assim como o claustro e a sala capitular da capela de St Stephen.
A Jewel Tower, construída em 1365 para guardar os tesouros do Rei Edward III, atualmente é parte do Patrimônio Inglês e é aberta ao público independentemente da visita ao Parlamento. Veja informações aqui.
O projeto para reconstrução do novo Palácio de Westminster foi escolhido através de um concurso público, a que foram submetidos 97 projetos. O escolhido, do arquiteto Charles Barry, tem o estilo chamado Gótico Perpendicular e é um revival do gótico popular no século XV.
A construção começou em 1840 e somente 12 anos depois e mais de 2 milhões de libras gastas, a Câmara dos Comuns pode se reunir na nova sala. O Palácio só foi inteiramente concluído nos anos 1870.
Leia também: Monarquia e Democracia no Reino Unido
Como assistir a debates no Parlamento Britânico
A outra maneira de conhecer algumas partes do Palácio, de graça, é assistir debates dos parlamentares sobre temas atuais e projetos de leis, tanto na Câmara do Lordes quanto na Câmara dos Comuns.
A sessão é assistida a partir das galerias durante as reuniões dos parlamentares, que acontecem de segunda à quinta-feira e em algumas sextas-feiras.
O horário varia, de acordo com a programação da Câmara (veja os detalhes aqui).
Leia aqui o relato de um de nossos leitores que assistiu a um debate.
Visita ao Parlamento Britânico – Palácio de Westminster
Geralmente aos sábados e datas em que os parlamentares estão de recesso. Diariamente no final de julho e todo mês de agosto.
Tour multimídia autoguiado
Duração: cerca de 90 minutos
Tour multimídia com explicações em diversas línguas, inclusive português brasileiro
Valor em 2024: £26(compra on-line antecipada)
Tour guiado
Duração: 90 minutos
Valor: £33 (compra on-line antecipada)
Além do inglês (tours a cada 15-20 minutos) há tours guiados em espanhol, francês, alemão e italiano com menor frequência diária e em agosto somente
Você pode ver as datas disponíveis e comprar seu ingresso com antecedência no site do parlamento.
Palácio de Westminster – Parlamento Britânico – como chegar
Endereço: UK Parliament, Westminster, London SW1A 0AA
Estação de metrô mais próxima: Westminster (linhas District, Circle e Jubilee)
Ônibus: as seguintes rotas têm paradas próximas ao Parlamento: 3, 11, 12, 24, 53, 87, 88, 148, 159, 211, 453
Website oficial
Mapa do Palácio de Westmisnter – Parlamento Britânico
Leia também:
Atrações Top de Londres – os 30 pontos turísticos mais visitados de Londres
As reformas do Big Ben
Ana Lucia
Olá. Com o fechamento do parlamento até meados de outubro, será que as visitas estarão disponíveis durante a semana? Vou na segunda quinzena de setembro.
Eneida
Oi Ana Lucia,
Não se te dizer, mas sugiro que acompanhe no site do parlamento indicado no texto acima.
Rosa Gadelha
Vou estar em Londres do dia 10 a 16/12/19. É possível visitar o parlamento nesta época. Tem comprar o ingresso com antecedência?
Obrigada.
Eneida
Oi Rosa,
Como os tours acontecem aos sábados em dezembro, haverá um tour no dia 14/12. Você pode comprar o ingresso no site do parlamento: https://ukparliament.seetickets.com/content/ticket-options
Carlos Barbosa
minha pergunta e: os apetrechos visto sobre a mesa do parlamento, 2 baus, livros e cajado, o que representam.
Eneida
Olá Carlos,
Segundo nos informa o site do parlamento, os 2 baús são chamados caixas de despacho, o cajado é o símbolo da autoridade real no Parlamento e os livros são coletâneas de leis e regras de funcionamento do parlamento.
https://www.parliament.uk/about/living-heritage/building/cultural-collections/historic-furniture/the-collection/scott/despatch-boxes-/
https://www.parliament.uk/site-information/glossary/mace/
Nara
No meses de outubro e novembro não se pode visitar o parlamento?
Eneida
Olá Nara,
É possível visitar o parlamento aos sábados entre 13 de outubro e 24 de novembro de 2018.
Ana Paula
Da pra comprar na internet e não imprimir nada e retirar no ticket office mostrando o comprovante no celular?
Eneida
Oi Ana Paula,
Não sabemos informar, infelizmente.