Todo mundo conhece o prédio do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, por fora. Sabia que dá para conhecer por dentro também?
Durante o ano todo, aos sábados, e durante as férias dos parlamentares no verão, todos os dias, há tours guiados pelo interior do Palácio de Westminster.
Eu já fiz e vou te contar como é a visita.
Visita ao Parlamento em Londres – Palácio de Westminster
Fizemos um tour com audioguia no Parlamento Britânico em um sábado de fevereiro. Como era um período tranquilo (inverno e sem ser férias escolares), comprar ingresso foi facinho, nem reservamos pela internet com antecedência.
Saindo da estação de metrô Westminster, é só se dirigir para o Embankment (avenida na margem do Tâmisa) e seguir as placas para o guichê de ingresso.
Note que o local fica fora do prédio do parlamento, no mesmo lado da rua da saída da estação de metrô. Veja o mapa abaixo.
Compramos ingressos para entrada imediata e assim foi só atravessar a rua e entrar no famoso prédio.
O esquema de segurança, como era de se esperar, inclui revista e scan de bolsas e mochilas, como em aeroportos.
Saindo da revista, nos encaminhamos para o Westminster Hall. Este hall, construído em 1097, é uma das poucas partes do antigo Palácio de Westminster que sobreviveu a um incêndio em 1834. É lá que pegamos os fones de ouvido para dar início ao passeio.
Optei pelo audioguia já que temos a opção de ouvir os comentários em português brasileiro e eu estava curiosa para saber como seria.
Saindo do Westminster Hall, nos dirigimos para o St Stephen’s Hall, onde começa o tour. Esta parte, juntamente com a grande maioria do prédio, foi reconstruída após o incêndio de 1834 seguindo o projeto do arquiteto Charles Barry.
O tour inclui, entre outros locais, as duas salas mais importantes do Parlamento Britânico, onde se reúnem respectivamente a Câmara dos Lordes e a Câmara do Comuns.
Vemos sempre na televisão os debates calorosos que ocorrem principalmente da Câmera dos Comuns e por isso é muito interessante entrar no local onde eles acontecem ao vivo.
A primeira impressão que tivemos é que a sala é bem menor do que imaginamos e o guia confirma: não há lugar nem para todos os Membros do Parlamentos se sentarem!
Outro fato que chama a atenção é que a disposição dos bancos incita o confronto e o debate, já que membros da situação e da oposição se sentam de frente uns para os outros (olhos nos olhos!), com os membros da mesa e o orador posicionados no meio.
Não é permitido fotografar a grande maioria dos locais visitados, mas o vídeo abaixo mostra um pouquinho do que vemos.
O audioguia é muito bom e nos ensina bastante sobre o sistema político do Reino Unido e sobre a história do Parlamento Britânico, além dos detalhes da arquitetura do prédio e das muitas esculturas e obras de arte dispostas.
Para quem entende bem o inglês, no entanto, me pareceu mais interessante fazer o tour guiado por um guia especialista, que é um pouco mais caro que o audioguia, mas que também acontece com frequência de 15 – 20 minutos.
O guia realmente dá mais vida às histórias, além de responder às perguntas dos participantes.
É possível combinar a visita com um chá da tarde no próprio prédio, em uma sala com vista para o Rio Tâmisa.
Sobre o Palácio de Westminster
O Palácio de Westminster, nome oficial do prédio do Parlamento Britânico, é listado como patrimônio britânico e é também considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarete.
O Palácio na verdade é um conjunto de prédios, alguns medievais e outros mais modernos, que abrigam uma incrível coleção de arquivos, obras de arte e mobiliário.
Embora tenha sido construído inicialmente na idade média, o prédio do Parlamento foi reconstruído na metade do século XIX após um incêndio que o destruiu quase completamente.
O fogo teve início na noite de 16 de outubro de 1834 e foi o maior incêndio da cidade desde o Grande Incêndio de 1666.
No entanto, há áreas que remontam à época original da construção, inclusive o Westminster Hall, a enorme galeria que é usada para cerimônias do Estado, de banquetes a funerais, onde o tour começa e termina.
Outras 4 áreas sobreviveram ao incêndio: Jewel Tower (Torre das Joias), Capela St Mary’s Undercroft, assim como o claustro e a sala capitular da capela de St Stephen.
A Jewel Tower, construída em 1365 para guardar os tesouros do Rei Edward III, atualmente é parte do Patrimônio Inglês e é aberta ao público independentemente da visita ao Parlamento. Veja informações aqui.
O projeto para reconstrução do novo Palácio de Westminster foi escolhido através de um concurso público, a que foram submetidos 97 projetos. O escolhido, do arquiteto Charles Barry, tem o estilo chamado Gótico Perpendicular e é um revival do gótico popular no século XV.
A construção começou em 1840 e somente 12 anos depois e mais de 2 milhões de libras gastas, a Câmara dos Comuns pode se reunir na nova sala. O Palácio só foi inteiramente concluído nos anos 1870.
Leia também: Monarquia e Democracia no Reino Unido
Como assistir a debates no Parlamento Britânico
A outra maneira de conhecer algumas partes do Palácio, de graça, é assistir debates dos parlamentares sobre temas atuais e projetos de leis, tanto na Câmara do Lordes quanto na Câmara dos Comuns.
A sessão é assistida a partir das galerias durante as reuniões dos parlamentares, que acontecem de segunda à quinta-feira e em algumas sextas-feiras.
O horário varia, de acordo com a programação da Câmara (veja os detalhes aqui).
Leia aqui o relato de um de nossos leitores que assistiu a um debate.
Visita ao Parlamento Britânico – Palácio de Westminster
Geralmente aos sábados e datas em que os parlamentares estão de recesso. Diariamente no final de julho e todo mês de agosto.
Tour multimídia autoguiado
Duração: cerca de 90 minutos
Tour multimídia com explicações em diversas línguas, inclusive português brasileiro
Valor em 2024: £26(compra on-line antecipada)
Tour guiado
Duração: 90 minutos
Valor: £33 (compra on-line antecipada)
Além do inglês (tours a cada 15-20 minutos) há tours guiados em espanhol, francês, alemão e italiano com menor frequência diária e em agosto somente
Você pode ver as datas disponíveis e comprar seu ingresso com antecedência no site do parlamento.
Palácio de Westminster – Parlamento Britânico – como chegar
Endereço: UK Parliament, Westminster, London SW1A 0AA
Estação de metrô mais próxima: Westminster (linhas District, Circle e Jubilee)
Ônibus: as seguintes rotas têm paradas próximas ao Parlamento: 3, 11, 12, 24, 53, 87, 88, 148, 159, 211, 453
Website oficial
Mapa do Palácio de Westmisnter – Parlamento Britânico
Leia também:
Atrações Top de Londres – os 30 pontos turísticos mais visitados de Londres
As reformas do Big Ben
Deixe um comentário