O Olavo Soares, um brasileiro apaixonado por esportes, esteve em Londres em setembro e fez alguns programas bem bacanas para quem se interessa por futebol, tênis e esportes em geral. Ele me mandou o relato sobre quatro locais em que esteve, que vamos publicar em uma mini-série Passeios Esportivos em Londres.
O primeiro deles foi uma visita guiada ao Parque Olímpico Queen Elizabeth, legado das Olimpíadas de 2012 que está passando por uma grande transformação. Agradeço ao Olavo pelo relato, reproduzido abaixo.
Entre as inúmeras atrações turísticas e coisas legais que há para fazer em Londres, existem muitas ligadas a esporte. Afinal, estamos falando de uma cidade que recebeu três edições de Jogos Olímpicos, uma final de Copa do Mundo, e é a sede do torneio de tênis mais famoso do planeta e de alguns dos maiores clubes de futebol da Europa.
Durante minha viagem a Londres, em setembro de 2013, fiz quatro passeios ligados a esporte, e passo agora algumas dicas e impressões aos visitantes do Londres para Principiantes.
Tour pela região olímpica
A maior parte dos eventos da Olimpíada de 2012 ocorreu na região leste de Londres – um local em que praticamente não há atrações turísticas e que não costuma aparecer no roteiro dos viajantes. Então passear pelo Parque Olímpico é, além de conhecer mais sobre os jogos de 2012, uma boa oportunidade para ver um lado diferente da cidade.
Fiz um passeio que contratei pela Tour Guides Ltd, o Olympic Walk. O ponto de encontro é a estação Pudding Mill Lane do DLR (espécie de trem rápido de superfície) – de fácil acesso pela Canary Wharf e outras estações do metrô que cruzam com o DLR. A reserva é feita pelo site e o pagamento (10 libras por adulto) é realizado em cash, na hora, para o guia. A página também tem informações sobre os horários para os passeios.
O tour inclui uma caminhada ao lado do Estádio Olímpico (que será o campo do time West Ham a partir de 2016), um passeio pelo entorno do Rio Lea e termina no Parque Olímpico, onde se vê a Caixa de Cobre (que recebeu jogos de handebol e outros esportes), o Centro de Mídia, a Vila Olímpica e outras instalações. O único ponto baixo do passeio é que não se entra em nenhum dos lugares, é só passar em volta mesmo. Ainda assim, é bem recomendado.
O término do passeio pode ser tanto na estação Pudding Mill Lane do DLR ou na estação Stratford do metrô (da Central Line). É possível ainda curtir a região da estação de Stratford, que tem um shopping e restaurantes bons.
Olavo Soares é jornalista e escreve no www.escanteiocurto.blogspot.
Olympic Walk – tour guiado pela região olímpica
Horário a partir de outubro de 2013: todas as quintas e sábados às 11h00. Em dezembro de 2013, não haverá tour no dia 26, mas haverá nos dias 27 e 28 (sexta e sábado) e nos dias 30 e 31 (segunda e terça).
Ponto de encontro: Estação Pudding Mill Lane do DLR (Docklands Light Railway)
Duração: aproximadamente 2 horas
Distância percorrida: cerca de 3 km
Custo: £10 Adultos, £5 crianças (15 e menos), £8 idosos e estudantes
Reservas: é necessário fazer um pré-agendamento no site, mas o pagamento é feito em dinheiro, no início do passeio.
Deixe um comentário