Um passeio às casas onde John Lennon e Paul McCartney passaram parte da infância é um passeio que emociona os fãs. Conheça!
No passeio que fizemos pelos locais relacionados aos Beatles em Liverpool, Magical Mistery Tour, não está incluída a visita às casas onde John Lennon e Paul McCartney viveram antes de alcançarem fama mundial. Nós só pudemos ver e fotografar o exterior.
As duas casas pertencem ao National Trust, órgão responsável pelo patrimônio britânico, que é quem organiza o tour chamado “The Beatles’ Childhood Homes“.
Para fazer este tour, no entanto, é preciso planejamento, pois ele não acontece o ano inteiro e, como tem vagas muito limitadas, se esgota rapidamente.
Mendips – a casa de John Lennon em Liverpool
A casa de John Lennon, chamada “Mendips”, foi construída na década de 1930 e foi onde ele morou com sua tia Mimi entre os anos 1945 e 1963.
Em 2002, ela foi comprada por Yoko Ono e doada ao patrimônio britânico para que pudesse ser aberta à visitação.
O National Trust fez então uma restauração completa na casa para que ela voltasse a ter as características e a decoração que teria tido na metade do século passado.
Enquanto morava nesta casa, Lennon formou a banda “Quarrymen” e durante uma apresentação em um salão paroquial da vizinhança, conheceu Paul McCartney. O resto é história da banda mais popular do planeta.
Clique aqui para ver uma seleção de hotéis com bom custo benefício em Liverpool.
Casa de infância de Paul McCartney
Já a casa da 20, Forthlin Road foi onde Paul viveu com a família entre 1955 e 1963. O Patrimônio considera que este é o local de nascimento dos Beatles e consta que na casa foram compostas mais de 100 músicas da banda.
Um destaque da visita são as fotos da família tiradas pelo irmão de Paul, Mike McCartney.
Conversei com algumas pessoas que fizeram este tour e todas descreveram com muita emoção a entrada nas casas. Apesar de serem casas simples, ou talvez por isso mesmo, têm uma aura quase indescritível para quem é fã de carteirinha dos Beatles.
Como reservar
Para fazer este passeio, é preciso reservar com antecedência no site do National Trust. O tour, que leva cerca de 2 horas e meia, inclui o transporte em uma van entre o centro de Liverpool e as duas casas, e acompanhamento com guia. Não há venda de ingressos no local das casas.
Os tours acontecem diariamente até o final de outubro e de quarta a domingo em novembro. Veja os horários e datas disponíveis aqui.
Ingressos (2022): £29,00 (adulto); £10 (crianças)
Não há tours em dezembro, janeiro e fevereiro.
É proibido fotografar o interior das casas.
Veja no vídeo abaixo a visita de Paul McCartney a sua casa de infância: (a partir do minuto 7:38)
***
Se estiver buscando passeios guiados em português em Liverpool, ou um guia brasileiro para te acompanhar na cidade, escreva para [email protected] com “Liverpool” no campo do assunto, explicitando as datas em que estará na cidade. Nós te enviaremos todas as informações.
***
Leia também sobre nossa viagem a Liverpool:
Beatles Story – o museu dos Beatles
Como ir de Londres a Liverpool
Let’s Rock – tour guiado em português pelos locais relacionados aos Beatles e outras bandas britânicas em Londres
Deixe um comentário