Wimbledon é o local onde se realiza, desde 1877, o mais famoso campeonato de tênis do mundo: The Wimbledon Championship.
Embora o campeonato aconteça em julho e tenha regras específicas para compra de ingressos, o local oferece tours pelas quadras e pelo museu durante todo o ano.
Visitar Wimbledon
O passeio pelo clube e pelo museu de Wimbledon é imperdível – e nem é preciso ser muito fã de tênis para se divertir.
O museu tem um acervo bem grande e tudo é disposto de forma a deixar a experiência a mais interativa possível para o visitante. Há partes com botões para apertar, alavancas para mexer e outras coisas que costumam agradar principalmente as crianças. O filme 3D, que mostra os bastidores da final do torneio de 2012, é também excelente.
Já o passeio contempla visitas às duas quadras mais importantes do complexo (que é bem grande), à sala de imprensa, bastidores e também uma passada pela quadra 18, onde, em 2010, aconteceu o jogo mais longo da história do tênis (que durou três dias!), entre Nicolas Mahut e John Isner. As guias explicam com precisão toda a história do clube e a importância do espaço para o tênis.
As visitas podem ser realizadas em todos os dias, exceto quando há o campeonato.
Onde fica Wimbledon
Wimbledon fica no sudoeste de Londres, um bairro residencial muito agradável.
Para chegar ao clube, o mais recomendado é descer na estação Southfields do metrô (District Line). Aí pode-se pegar um ônibus (número 493) que leva até o portão de entrada, ou mesmo caminhar – é “longe” para os padrões de Londres, e também tem subidas e descidas, algo incomum na região central da cidade, mas não é nada que tome mais de 10 minutos. Basta seguir as placas que indicam o All England Lawn Tennis Club (o nome oficial do clube) na saída da estação.
The All England Lawn Tennis Club
Church Road, Wimbledon, London SW19 5AE
Aberto diariamente entre 10h00 e 17h00 (última entrada às 16h30)
Fechado dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro
Ingressos para visitar Wimbledon:
O preço avulso para museu e tour em 2019 é de £25. O passe para mais de 80 atrações em Londres, The London Pass inclui o passeio.
==
Além desses quatro passeios que fiz, há tantos outros ligados ao esporte em Londres. O London Pass inclui também a visita a estádios de futebol, e a campos de cricket e rugby. A cidade ainda é sede de outros clubes de futebol que estão na primeira divisão inglesa, como o West Ham, Tottenham, Fulham e Crystal Palace.
***
Este post é o último da série Passeios esportivos em Londres escrito pelo jornalista e amante dos esportes, Olavo Soares em 2013. Ele foi atualizado em 2019.
Texto e primeira foto: Olavo Soares
Olavo Soares é jornalista e escreve no www.escanteiocurto.blogspot.
Demais fotos: Carina Patrón
Outros passeios esportivos:
carina
Às vezes é apenas sorte, nós ficamos muito satisfeitos com o passeio e guia. Ele contou histórias dos jogadores e dos campeonatos muito interessantes.
Olavo
Caramba, Adriano! É aí que percebemos como essas experiências de turismo incluem sempre uma boa dose de sorte. A guia que me atendeu foi super atenciosa, deixou todos à vontade – e olha que meu grupo estava bem cheio e tinha uma galera que abusava na hora das fotos…
Adriano de Mello
Olá, tudo bem?
Dia 18 de outubro de 2013 eu fiz o tour em Wimbledon e foi a maior decepção que tive, pois a senhora que era a guia fez o tour muito rápido, pois estava com pressa de pegar a próxima turma e não deixava tirar fotos com calma, era tudo muito rápido. Outra coisa é que no tour ela dá muitas informações e sair do Brasil pra ir até londres pra ter informações não é necessário, informações eu tenho na internet. Quando vou ao tour eu quero ir onde os jogadores vão, quero tirar fotos com calma, quero ir ao vestiário dos jogadores, quero saber qual armário o jogador usa, quero ir perto da quadra, em Wimbledon tem cerca elétrica em volta da quadra, isso mesmo CERCA ELÉTRICA.
Roland Garros é 10000 vezes melhor do que Wimbledon.
Recomendação, só faça o tour em Wimbledon se você gostar muito de tênis, pois não valeu a pena.
Abraço.