Você é daqueles que tem vontade de conhecer Londres e/ou a Inglaterra, mas fica na dúvida por não ser fluente em inglês?
Pois fique sabendo que não é o único. Muita gente passa por aqui com esta dúvida, por isso é bom lembrar alguns detalhes e ficar ligado nas nossas dicas de sobrevivência sem falar inglês. Veja a seguir!
A diversidade linguística de Londres
A língua oficial de Londres é o inglês.
Mas não pense que todo mundo em Londres fala inglês como língua materna. Dados do censo divulgados pelo Office for National Statistics no final de janeiro de 2013 mostram que em Londres eram falados mais de 100 idiomas.
A mesma pesquisa aponta que, de um total de 7,8 milhões de moradores da capital, 78% têm o inglês como principal idioma, e o restante – equivalente a mais de 1,7 milhões de pessoas – não fala inglês como primeira língua.
Dentre esses, 320 mil afirmaram que falam muito pouco ou simplesmente não falam inglês.
Dos idiomas falados em Londres, a língua estrangeira mais comum é o polonês (falado por quase 2 por cento da população), seguido por bengali, gujarati, francês, urdu e árabe.
O português também está bem representado, sendo falado por mais de 70 mil habitantes da cidade.
Com certeza, você ouvirá conterrâneos no metrô ou em algum local turístico.
Outro ponto que é bom ter em mente é que Londres é uma cidade cosmopolita, que tem no turismo grande fonte de renda.
Sendo assim, além de as pessoas estarem acostumadas a ouvir e tentar entender uma diversidade enorme de sotaques, elas também não se espantarão se você usar linguagem corporal, desenhos, etc.
É só deixar a vergonha no Brasil!
Dicas para conhecer Londres sem falar inglês
Planejamento e organização
Imigração em Londres para quem não fala inglês
- Ao passar pela imigração na sua chegada ao Reino Unido, tenha em mãos todos os documentos que você acha que podem ser pedidos:
- passaporte
- passagem de volta
- comprovantes de reserva de hospedagem
- todas as reservas / compras de ingressos, etc. que você tiver feito;
- comprovante da sua situação no Brasil
- comprovantes de que você tem condições de pagar suas despesas no Reino Unido (dinheiro, cartão de crédito, extrato mostrando o limite, outros cartões);
- seguro de viagem (que não é obrigatório para o Reino Unido, mas é sempre bom ter um); entre outros.
- Se não souber quais documentos precisa, veja aqui uma listinha.
- Os agentes normalmente são gentis e educados e tentam se fazer entender. Geralmente eles tentam falar “portunhol” com quem não sabe inglês, ou, em último caso, chamam um intérprete.
- Perguntas que podem ser feitas pelo agente:
- Qual é o objetivo da sua viagem (What’s the purpose of your trip)? Se a viagem for a turismo, responda simplesmente “tourism”.
- Quanto tempo você vai ficar no Reino Unido (How long are you staying in the UK)? Diga o número de dias que você vai ficar: “XX days”.
Como fazer turismo em Londres sem falar inglês
- Planeje sua ida do aeroporto/estação ferroviária até o local em que for ficar hospedado. Estude o trajeto, se resolver ir de metrô, saiba o nome da estação em que deve descer, se é preciso baldear, etc.
- Aqui no site, damos informações precisas para facilitar sua vida. Veja aqui como ir dos aeroportos ao centro de Londres.
- Ao chegar no hotel, tenha em mãos o comprovante de sua reserva, lá estão todos os dados necessários.
- Tente se entender com o concierge / recepcionista do hotel (que provavelmente será estrangeiro), ele poderá ser de grande ajuda, pois é seu trabalho ajudar o turista.
- Para aproveitar a cidade, estude a respeito, faça roteiros para cada dia, sabendo onde quer ir e o que quer fazer.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
- Tenha um mapa – em seu telefone ou impresso. E não deixe de baixar o aplicativo CityMapper que vai te ajudar no planejamento de rotas para ir para qualquer lugar. Tem versão em português!
- Se possível adquira os ingressos com antecedência e imprima ou salve informações em português sobre os locais turísticos.
- Se estiver com muito receio, contrate um guia brasileiro que poderá acompanhar você no primeiro dia para, além de mostrar um pouco da cidade, te dar dicas de um local. Conheça a proposta dos guias brasileiros em Londres.
- Em Londres, várias atrações oferecem audioguia ou folhetos informativos em português ou espanhol, aproveite!
Sugestão de presentes e itens indispensáveis para quem viaja
Como se virar nos restaurantes para quem não fala inglês
- Na hora das refeições, se achar que o cardápio será incompreensível, procure um local que possa ver o que será servido. Lembre-se também que você sempre pode apontar para o prato do colega da mesa ao lado!
- Nos cafés, por exemplo, os sanduíches e saladas ficam expostos em balcões refrigerados e você pode escolher e pegar o que mais lhe apetecer. Leia aqui sobre alimentação em Londres.
- E lembre-se que nas pizzarias você sempre verá um nome familiar: “margherita”, “peperoni”, entre outros…
- Conheça alguns dos pratos típicos da Inglaterra, que você certamente verá nos cardápios. Veja aqui quais são os 20 pratos típicos ingleses principais.
- De qualquer maneira, tenha a mente aberta: são as surpresas que tornam as viagens mais ricas e, por que não dizer, mais divertidas.
Seu celular é seu melhor amigo
Sugerimos que você já chegue na cidade conectado. Clique aqui para pedir um chip que será entregue na sua casa no Brasil de forma gratuita. Aí é só adquirir online um plano de dados baratinho e ao pisar em solo londrino você já estará com internet funcionando. Leia aqui sobre este chip.
Use e abuse das facilidades que a internet nos oferece atualmente. Não somente mapas da cidade, mapa do metrô, aplicativos de transportes, informações sobre as atrações, mas não se esqueça do Google Tradutor, que salva em diversas situações. Eu usei no Japão e deu muito certo!
Veja aqui nossas sugestões de melhores aplicativos para uma viagem a Londres
Como usar o Google Translate (Google Tradutor) em uma viagem
Baixe o aplicativo gratuito do Google Translate (Google Tradutor) no seu celular, disponível para Android e iOS. Selecione os idiomas da língua de partida (Português) e a língua da tradução (inglês). Você pode inclusive selecionar as variantes tanto do Português (brasileiro), quanto do inglês (britânico). Para isso, basta ir em configuração e Região.
No app você digita qualquer frase e vê a tradução em seguida. Você pode ainda usar a câmara do celular para tirar fotos de qualquer placa, rótulo, menu, folheto, etc. que o app traduz também.
E o melhor, dá para falar no microfone do celular, ou pedir para alguém falar algo que você não entendeu, e você tem a tradução. É uma maravilha!
Com o Google Translate você pode fazer:
- tradução de textos escritos: basta digitar o texto no app que verá a tradução. Se você clicar no ícone do alto falante (marcado em vermelho na tela acima), você ouve a tradução.
- tradução por foto: clique no ícone da câmera e aponte para qualquer texto que o o app faz uma tradução simultânea. Veja abaixo a foto de um folheto sobre tours no Windsor Castle. No lado esquerdo, o original do folheto em inglês. No lado direito, a tela do Google Translate com a tradução.
- tradução de conversação: você pode usar este recurso para conversar com alguém que não fala a mesma língua que você. Para conversar com outra pessoa, basta clicar no ícone dos 2 microfones na interface do Google Translate. Na tela seguinte, aparece um microfone vermelho e os dois idiomas. Quando você ouve um bip e o microfone começa a piscar, você deve começar a falar. Você fala a frase em português e ouve a tradução em inglês. Daí seu interlocutor pode usar o mesmo recurso, basta trocar de idioma, clicando na palavra English.
- tradução por voz: caso não queira digitar o texto ou palavra, você pode usar o recurso da tradução por voz. Para isso, clique no ícone do microfone (o quarto da lista) e fale o que quer traduzir. Você verá a tradução e poderá também ouvir.
- letra cursiva: clicando no ícone da caneta, você pode escrever na tela do celular e ter a tradução. Para mim, é o recurso menos útil, já que é difícil escrever com os dedos na tela do celular. Eu prefiro digitar, mas o recurso também está disponível.
O Google Tradutor funciona melhor online, mas também é possível traduzir sem estar conectado. Para isso, basta baixar os arquivos dos idiomas. Quando estiver conectado, toque em um dos idiomas que aparecem no topo da tela e você verá uma lista de idiomas. Toque na setinha ao lado do idioma para iniciar o download.
E um outro recurso que também é muito útil, é você salvar algumas frases que ache importante, ou que vá precisar com frequência. Para isso, basta dar um toque na estrela que aparece ao lado da tradução escrita que a frase ficará salva. Para acessar suas frases, clique na estrela que aparece no menu inferior da tela, entre Início e Configurações.
Conheça algumas gírias e expressões do inglês britânico
***
Se você quiser contar com o apoio de uma guia/recepcionista brasileira em Londres, que te dará dicas preciosas sobre a cidade, conheça o trabalho das nossa equipe de guias brasileiras, clicando aqui.
O nosso guia eletrônico Londres em 4 dias – roteiros e dicas tem roteiros explicadinhos para facilitar sua visita a Londres. Mesmo que você domine o inglês!
***
E você, pagou mico ou tirou de letra? Deixe sua dica de como se virar em Londres sem falar inglês na caixa de comentários.
Leia também;
Documentos necessários para a imigração
Dicas para mulheres viajando sozinhas
O que preciso para viajar para Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Naidmar
Ola boa tarde estou indo para a cidade de Peterborough para trabalhar gostaria de saber se tem ongs de apoio ao imigrante na Região desta cidade para aperfeiçoar o meu ingles agradeço.
Naidmar
Eneida
Olá Naidmar,
Infelizmente não sabemos informar.
Jessica
Quero ir à Inglaterra para trabalhar, vi que posso ir como estudante e trabalhar, mas não falo inglês, até leio mas não falo e não entendo, posso encontrar dificuldades para entrar? Digo na entrevista que pretendo trabalhar? E como funciona pra procurar emprego lá? ?
Eneida
Olá Jessica,
Para trabalhar na Inglaterra, você precisa de um visto de trabalho se não tem passaporte britânico ou europeu. Não vão te deixar entrar sem ele.
Sara
Ola! O site é tealmenteo melhor de todos que andei procurando. Minha dúvida é: renovei meu passaporte pra poder ir viajar agora dia 7 de março pra londres. Mas ao pegar o passaporte a mulher da PF me orientou a rrnovar o rg pq trm mais de 10 anos de expedição. Mas agora o tempo de emitor novo rg na regiao onde moro nai vai gicar pronto a tempo tendo q fazer em outro estado, como sp. Conversando com outras pessoas q ja foram pra europa me disseram que nem pedem rg e q nao precisaria renovar. Enfim, vou pra sp e renovo ou nao preciso gastar qse mil reais soh pra tirar um rg q nem vai ser usado?
Acha arriscado a imigracao barrar quem nao tiver seguro de saude? Pois li no post q nao eh obrigatorio.
Obrigada e parabens pelo site!
Eneida
Olá Sara,
O documento usado para viajar é o passaporte. Não é pedido RG de quem tem passaporte.
Não é obrigatório seguro para entrar no Reino Unido. É arriscado não ter seguro se você ficar doente ou tiver outro contratempo. Veja aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/e-preciso-seguro-para-entrar-reino-unido/
Lilian Silva
Olá Eneida, em primeiro lugar é muito bom ter pessoas como você para nos dar suporte em nossas viagens.
Meu esposo e eu estaremos indo a Londres mês que vem e estaremos chegando pelo aeroporto London City.
Não falamos Inglês e meu medo será na hora da imigração( na cidade saberei me virar pq tenho mapas e roteiros de transporte e pontos turísticos…).
Imprimi as passagens de ida e volta, os hotéis e algumas atrações a qual iremos visitar.
Estou morrendo de medo de o que fazer diante do agente de imigração…Poderia me dar algumas dicas sobre o que fazer quando estiver frente a frente com o agente..?
Desde já muuuuuuuuuuuuuuito obrigada!
Eneida
Oi Lilian,
Veja nossas dicas para imigração aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/documentos-necessarios-para-imigracao-em-londres/
silvana ramos
Olá,
Meu marido recebeu uma proposta de trabalho de uma empresa que tem sede em Londres, ele precisa comparecer para uma entrevista, a empresa se dispôs a pagar a passagem e hospedagem, já que ele está no Brasil. Isso é comum? A área dele é gerenciamento de projetos. Ele tem inglês intermediário, mas enviou seu currículo em português e mesmo assim foi chamado para uma entrevista. Pode acontecer de chamarem para uma vaga uma pessoa que tem inglês intermediário e não fluente?
Eneida
Oi Silvana,
É difícil pra gente saber sem conhecer os detalhes da proposta, o currículo do seu marido, etc.
Mas eu sou mega desconfiada, então sempre acho que tem algo errado quando “a esmola é demais” e uma empresa britânica contratar alguém no Brasil (por que não na Europa ou em países como Austrália, Africa do Sul, etc. com os quais o Reino Unido tem muito mais afinidade?!) que não fala inglês fluente, para mim já é motivo de desconfiança..
Eu buscaria o telefone desta empresa em outros canais (que não a pessoa que está em contato com seu marido), porque a pessoa pode estar usando o nome de uma empresa idônea para dar golpe. Encontrando o telefone da empresa, telefone para o departamento de pessoal para saber se estão efetivamente contratando fora do Reino Unido.
Vocês podem também fazer uma busca na internet com as palavras “NOME DA EMPRESA” e “scam”, “problem”, para ver se outras pessoas já foram enganadas pela empresa, etc.
E se pedirem para seu marido pagar qualquer quantia em dinheiro (por menor que seja), para qualquer propósito, pode ter certeza que é golpe.
Desculpe se fui muito pessimista, mas, como disse, sou muito desconfiada…