Uma coisa que acho muito bacana em Londres é que por mais que a cidade cresça e que se construam novos edifícios, incluindo arranha-céus cada vez mais altos, algumas vistas da cidades são preservadas por lei e não podem ser obstruídas.
Para se obter um alvará de construção, é preciso estar de acordo com as diretrizes do “London View Management Framework” (Quadro de Gerenciamento da Vista de Londres), um conjunto de restrições com o objetivo de proteger diversos “corredores” da cidade que proporcionam uma visão panorâmica ou específica de um determinado local considerado emblemático para a cidade.
E esta história é bem antiga, já nos anos 1930 havia preocupação com a descaracterização da vista da cidade. Assim, a City of London opera desde 1937 uma política de proteção da visão da Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral) a partir das pontes do rio Tâmisa e de alguns outros pontos da cidade.
Graças a este conjunto de regras denominado “St. Paul’s Heights” podemos até hoje apreciar a cúpula da St. Paul’s Cathedral de variados locais de Londres.
Vistas protegidas de Londres
Entre as vistas protegidas por lei, estão 6 vistas panorâmicas do centro da cidade a partir de pontos elevados de alguns parques. São elas:
1 Alexandra Palace
Situado em Muswell Hill no norte de Londres, já quase no fim da linha Piccadilly, Alexandra Palace é hoje um local para shows e eventos situado em um parque de quase 60 hectares. No terraço do Palácio está o ponto de onde se pode avistar ao longe a St Paul’s Cathedral e outros edifícios emblemáticos, como o BT Tower, o Centre Point e o The Shard.
2 Parliament Hill
Parte do parque Hampstead Heath, também no norte de Londres, o ponto de acesso é uma área aberta no cume do morro. Além da St. Paul’s Cathedral e dos edifícios altos da City é possível avistar as torres e o Palácio de Westminster.
3 Kenwood
A Kenwood House é um palacete construído no seculo XVIII em um parque ao lado de Hampstead Heath. A vista é semelhante a de Parliament Hill, com o edifício The Gherkin bem proeminente, mas é possível avistar também a London Eye na margem sul do Tâmisa.
4 Primrose Hill
Localizado na porção norte do Regent’s Park, Primrose Hill já apareceu bastante aqui no site não somente pela vista privilegiada, mas por ser um parque adorável. Da parte mais alta do parque, avista-se os principais edifícios do centro de Londres, incluindo a St. Paul’s Cathedral, o Palácio de Westminster, BT Tower, London Eye e o the Shard.
5 Greenwich Park
Localizado na margem sul do Tâmisa, o parque de Greenwich é onde se encontra o Observatório Real, local da linha do Meridiano de Greenwich. Do observatório, é possível avistar, além dos prédios que compõem o Greenwich Maritime, os edifícios altos de Canary Wharf, já do lado norte do rio. Olhando-se em direção a oeste, é possível ver a Tower Bridge, St. Paul’s Cathedral e outros prédios da City.
6 Blackheath Point
Também localizado no sul de Londres, Blackheath Point é uma praça pública em uma área residencial. O local, por ser elevado, era estrategicamente importante já que se via Londres a partir da rota da costa de Kent. A praça proporciona uma visão panorâmica ampla de Westminster a Canary Wharf.
***
Além dessas vistas protegidas de Londres, há também vistas lineares, prospectos do Rio Tâmisa e vistas da cidade protegidas. Mas elas são assunto para um próximo post!
Deixe um comentário