Já falamos anteriormente que uma das melhores formas de conhecer Londres é caminhar pela cidade. Aqui no blog, já propus alguns roteiros para passeios à pé, pela Londres real, pelo Soho e Chinatown, entre outros.
Uma boa opção para quem não tem problema com inglês são áudio-guias em mp3 que você pode baixar na internet e ir ouvindo à medida que segue um roteiro pré-estabelecido.
Existem também várias empresas que oferecem tours guiados à pé em Londres. Você pode escolher entre muitas opções de passeios, desde os mais tradicionais, que circulam pelos principais pontos turísticos, até os bem temáticos, como, por exemplo focados nos Beatles, em Shakespeare, passeios por pubs, cenários de filmes, destaque da arquitetura, para os amantes da gastronomia, fotografia, design, etc.
Quase todos funcionam num esquema parecido. É assim:
- Em alguns, não precisa fazer reserva nem pagar com antecedência. Para os tours especiais, consulte o website da empresa para saber como reservar.
- Você escolhe (no website) o tour que quer fazer e vê instruções sobre o local de encontro. Quase sempre o ponto de partida é uma estação de metrô.
- O guia, normalmente usando uma blusa com o nome da empresa, um boné, ou qualquer outra forma de não passar despercebido, fica esperando o público, que deve chegar uns 5-10 minutos antes da hora marcada para o início do tour.
- Você se apresenta e paga o valor estipulado.
- O tour acontece faça chuva, faça sol, faça neve, ou faça calor e dura entre 2 e 3 horas.
- O ponto final é sempre próximo a uma estação de metrô.
Algumas empresas que organizam passeios à pé guiados, os “Walking Tours”:
London Walks – é a empresa que se diz a primeira e melhor, e que oferece uma quantidade enorme de tours. Os mais populares são os tours relacionados à história do famoso Jack the Ripper (o estripador), que uma vez, por engano, chamei de Jack the Stripper (isso mesmo que você leu), e fiz a alegria de uns ingleses por algumas horas. Mas, eu sinceramente não entendo esta fascinação por assassinos, estupradores e fantasmas, então nunca me interessei por este passeio… De qualquer forma, dizem que o guia deste tour específico é “autoridade máxima em Jack the Ripper” no mundo (!?), então para quem tem interesse no assunto, ele é “o cara”.
A empresa oferece também os tours tradicionais por Westminster ou pela City e váaaarios outros temáticos. Um que é bem bacana, principalmente para quem estiver sozinho na cidade e quiser companhia para ir a um pub, é justamente os chamados “Pub walks“, em que além de conhecer uma área da cidade, você ainda conhece alguns pubs, com direito a uma parada para um drink (acho legal os tours “Along the Thames” e o “Hampstead Village”). O site da empresa é meio bagunçado, mas há uma tabela com os horários e explicações de todos os tours oferecidos, separados por dia da semana.
A London Walks oferece também passeios de um dia fora de Londres (“Daytrips”). Ao contrário dos tours comuns, em que você vai a Cambridge, Bath, ou outros lugares de van ou ônibus de turismo, neste o trajeto até o destino é feito de trem e lá obviamente há um passeio (ou mais) à pé. Acho a ideia super bacana, e fica bem mais barato que os tours tradicionais.
Sandeman’s – esta empresa oferece diariamente, com saída às 11:00 e às 13:00 do Wellington Arch (estação de metrô Hyde Park Corner), o chamado “Royal London free tour“. Na verdade não é free, pois espera-se que você dê uma gorjeta para o guia no final do passeio, mas isso não é obrigatório, nem é estipulado o valor.
O tour grátis de 2,5 horas passa pelo Palácio de Buckingham, Palácio St. James, Trafalgar Square, St. James’s Park, Whitehall e termina no prédio do Parlamento. A empresa oferece também mais três opções de tours à pé (pagos): um pela City (£9), um dos “assassinos” (£9), e um “Pub walk” (£12) pelos bares de Covent Garden.
Espero que, com mais este post, você tenha se animado a passear à pé por Londres! Vai por mim, é bem melhor que ficar andando debaixo da terra.
Publicado em: 22 de outubro de 2010
Passeios guiados em português: veja aqui nossa seleção de passeios guiados em português em Londres
Rafael
Eneida, vou pra Londres agora em dezembro com um grupo de 10 pessoas. Li que existem daily travelcards promocionais pra grupos de 10 ou mais pessoas. Cada um sai por 3,70 libras pras zonas 1-6. Voce sabe se tem alguma dificuldade pra comprar ? Os transportes abrangidos sao os mesmos do Travelcard normal (onibus, DLR, tube) ? Acho que essa seria a melhor opcao de transporte para nosso grupo jáque só vamos passar 3 dias em Londres.
Eneida
Olá Rafael,
Segundo o site oficial é este mesmo o preço. Pelo que está escrito, os transportes são os mesmos do travelcard comum e a única diferença é que não pode ser carregado no Oyster, mas são tickets de papel. Me parece que vocês terão de ir a um guichê para comprar.
Patrícia Fraga
Eneida, adoro o seu blog!
Vou para Londres em fevereiro e seu blog tem sido uma fonte contínua de inspiração.
Farei uma prova em novembro e tenho que me segurar para não ficar entrando aqui…rs O tempo voa e quando vejo já se passaram várias horas!
Comprei um caderninho e tenho anotado tudo!
Obrigada,viu?
Beijos
Eneida
🙂
Paulete
Olá!
Adoro seu blog!
Fiz uma postagem citando algumas postagens suas lá no meu blog.
bjs
Paulete
Eneida
Ôba! Obrigada, Paulete!
Patricia Louly
Olá. Estive em Londres na semana passada pela primeira vez. Seu blog foi muito útil e fez parte de dias maravilhosos que passei na cidade. Parabéns e continue fazendo um excelente trabalho. Patricia.
Eneida
Obrigada, Patrícia
É sempre bom ter um retorno!
Stéfanni
Adoro o seu site e agradeço muuito por todas as dicas que você posta.
Viajo essa semana e montei todo o meu roteiro aqui.
Thanks! :}
Eneida
Obrigada, Stéfanni!
Depois volta para contar como foi!