Já falamos anteriormente que uma das melhores formas de conhecer Londres é caminhar pela cidade. Aqui no blog, já propus alguns roteiros para passeios à pé, pela Londres real, pelo Soho e Chinatown, entre outros.
Uma boa opção para quem não tem problema com inglês são áudio-guias em mp3 que você pode baixar na internet e ir ouvindo à medida que segue um roteiro pré-estabelecido.
Existem também várias empresas que oferecem tours guiados à pé em Londres. Você pode escolher entre muitas opções de passeios, desde os mais tradicionais, que circulam pelos principais pontos turísticos, até os bem temáticos, como, por exemplo focados nos Beatles, em Shakespeare, passeios por pubs, cenários de filmes, destaque da arquitetura, para os amantes da gastronomia, fotografia, design, etc.
Quase todos funcionam num esquema parecido. É assim:
- Em alguns, não precisa fazer reserva nem pagar com antecedência. Para os tours especiais, consulte o website da empresa para saber como reservar.
- Você escolhe (no website) o tour que quer fazer e vê instruções sobre o local de encontro. Quase sempre o ponto de partida é uma estação de metrô.
- O guia, normalmente usando uma blusa com o nome da empresa, um boné, ou qualquer outra forma de não passar despercebido, fica esperando o público, que deve chegar uns 5-10 minutos antes da hora marcada para o início do tour.
- Você se apresenta e paga o valor estipulado.
- O tour acontece faça chuva, faça sol, faça neve, ou faça calor e dura entre 2 e 3 horas.
- O ponto final é sempre próximo a uma estação de metrô.
Algumas empresas que organizam passeios à pé guiados, os “Walking Tours”:
London Walks – é a empresa que se diz a primeira e melhor, e que oferece uma quantidade enorme de tours. Os mais populares são os tours relacionados à história do famoso Jack the Ripper (o estripador), que uma vez, por engano, chamei de Jack the Stripper (isso mesmo que você leu), e fiz a alegria de uns ingleses por algumas horas. Mas, eu sinceramente não entendo esta fascinação por assassinos, estupradores e fantasmas, então nunca me interessei por este passeio… De qualquer forma, dizem que o guia deste tour específico é “autoridade máxima em Jack the Ripper” no mundo (!?), então para quem tem interesse no assunto, ele é “o cara”.
A empresa oferece também os tours tradicionais por Westminster ou pela City e váaaarios outros temáticos. Um que é bem bacana, principalmente para quem estiver sozinho na cidade e quiser companhia para ir a um pub, é justamente os chamados “Pub walks“, em que além de conhecer uma área da cidade, você ainda conhece alguns pubs, com direito a uma parada para um drink (acho legal os tours “Along the Thames” e o “Hampstead Village”). O site da empresa é meio bagunçado, mas há uma tabela com os horários e explicações de todos os tours oferecidos, separados por dia da semana.
A London Walks oferece também passeios de um dia fora de Londres (“Daytrips”). Ao contrário dos tours comuns, em que você vai a Cambridge, Bath, ou outros lugares de van ou ônibus de turismo, neste o trajeto até o destino é feito de trem e lá obviamente há um passeio (ou mais) à pé. Acho a ideia super bacana, e fica bem mais barato que os tours tradicionais.
Sandeman’s – esta empresa oferece diariamente, com saída às 11:00 e às 13:00 do Wellington Arch (estação de metrô Hyde Park Corner), o chamado “Royal London free tour“. Na verdade não é free, pois espera-se que você dê uma gorjeta para o guia no final do passeio, mas isso não é obrigatório, nem é estipulado o valor.
O tour grátis de 2,5 horas passa pelo Palácio de Buckingham, Palácio St. James, Trafalgar Square, St. James’s Park, Whitehall e termina no prédio do Parlamento. A empresa oferece também mais três opções de tours à pé (pagos): um pela City (£9), um dos “assassinos” (£9), e um “Pub walk” (£12) pelos bares de Covent Garden.
Espero que, com mais este post, você tenha se animado a passear à pé por Londres! Vai por mim, é bem melhor que ficar andando debaixo da terra.
Publicado em: 22 de outubro de 2010
Passeios guiados em português: veja aqui nossa seleção de passeios guiados em português em Londres
Lilian
Olá Eneida,
na próxima semana estou indo para Londres, vou ficar 4 dias por ai. Muito obrigada pelas informações e dicas, estou devorando-as avidamente para aproveitar Londres ao máximo!!!!
Flavio
Olá Eneida,
Existe algum walking tour em espanhol?
Obrigado
Rosane
Oi Eneida,
Conheci seu blog há poucos dias e já estou viciada! Estou tentando organizar o passo-a-passo de uma viagem que farei, daqui há 1 semana, com meu filho de 16 anos. Londres é meu lugar favorito no mundo, depois da minha cidade, o Rio! É minha 4ª visita à cidade, mas há tanto p ver e fazer! Meu filho tb já esteve lá, numa viagem de estudos c um grupo grande da escola, nas férias ano passado p estudar inglês. Mas tem muito coisa q ele só viu rapidinho e coisas q ele não viu e está louco p ver. Há 12 anos eu estive lá visitando uns amigos que moravam na cidade, viajei sozinha com muito tempo, então pude explorar bastante. Fiz 2 walking tours com uma companhia maravilhosa, mas agora não consigo me lembrar o nome. Uma delas ia pela margem sul do Tâmisa, passava pela Tate, andava por toda aquela parte que ainda estava sendo restaurada e revitalizada, ia ao sítio arqueológico do teatro The Rose, passava pelo navio de sir Francis Drake e terminava no The Globe. O guia falava sobre o teatro e no final quem quisesse (e todo mundo quis) entrava e fazia o tour oficial, do próprio The Globe. Se eu bem me lembro a gente fez uma parte do passeio de barco, por que eu me lembro da imagem do portão de ferro todo decorado do The Globe se aproximando. Eu procurei nas companhias q vc menciona nos posts sobre passeios a pé e nenhuma tem esse passeio. A London Walks tem algo parecido, mas é um Pub walk e começa às 7pm. Certamente não é o q eu estou procurando, que aconteceu de manhã Até por que a visitação dentro do The Globe mesmo, só acontece de manhã. A companhia q administra o teatro tem um tour combinado mas só p grupos de mais de 15 pessoas. Até mandei um email pedindo a eles indicações também. Ufa! Que história longa! Você sabe de alguma companhia que faça o passeio que eu mencionei ou algo parecido ? Não precisa ter essa parte pelo rio, caminhando pelo Riverside, etc, indo até o The Rose, o navio, e o The Globe, está ótimo. Claro q dá p a gente fazer esse passeio sozinhos, mas não é a mesma coisa sem o guia e as explicações. Agradeço qualquer ajuda e parabéns pelo blog!
Abraços, Rosane
Eneida
Oi Rosane,
Eu sei que há várias empresas que fazem walking tours, mas a London Walks é a maior delas. Eles oferecem tantos tours diferentes que eu acredito que eles devem fazer este.
Vou pesquisar e se encontrar algo te falo, OK?
Regis Salerno Alario
Boa tarde.
A quem puder ajudar antecipadamente agradeço.
Minha esposa faz 60 anos em novembro. Gostaria de leva-la a Londres e Paris. Nunca estivemos na Europa e como se não bastasse, não somos possuidores de muito dinheiro. Estou disposto a fazer sacrifícios dentro de um certo limite.
Por favor, preciso de informações de como faço para ir a essas 2 cidades gastando o mínimo possível observando condições de segurança. Não sei onde ficar, onde comer, onde visitar, não tenho a menor idéia das cidades, não sei os usos e costumes, não conheço ninguém nesses lugares. O que eu sei é que não posso gastar muito. Se alguém dispuser-se a ajudar peço que encaminhem as respostas pelo email [email protected].
Regis
Andre
Infelizmente não serve. O espanhol da pra entender, mas ingles e frances não dá, pois irei com meu pai que so entende portugues e espanhol. Fizemos esse tipo de passeio a pé com um ótimo guia em paris e foi espetacular. Penso que é a melhor forma de aproveitar a cidade. Grato.