Desde 2013, uma rede de WiFi vem sendo implantada no sistema de transporte público de Londres. Atualmente (2019), o WiFi está disponível em 260 estações de metrô. Isso corresponde a 97% da rede de metrô de Londres.
A administradora do sistema do transporte, Transport for London, fez uma parceria com a Virgin Media, que é a empresa concessionária do serviço. No entanto, clientes de todas as principais operadoras de telefonia celular de Londres podem utilizar o WiFi nas estações de metrô como parte do plano de uso do celular.
Como usar o WiFi nas estações de metrô
Para usar o sistema gratuito de WiFi, cada operadora tem suas particularidades, mas em geral é bem tranquilo. Funciona como outro WiFi qualquer, basta reconhecer o sistema no seu dispositivo e deixar ligado.
Depois que você usa o wifi pela primeira vez, o seu aparelho reconhece automaticamente o sinal toda vez que você estiver em uma estação e você não precisa fazer mais nada.
Note no entanto, que o sinal não funciona nos túneis, mas sim em todas as dependências das estações e nas seções em que os trens viajam na superfície.
Conheça os aplicativos que você precisa ter no celular para uma viagem a Londres
Redes de Wi-Fi disponíveis
Clientes da Virgin Media, O2, Vodafone, ou EE verão as seguintes redes de Wi-fi quando estiverem nas estações de metrô:
Nome da rede (SSID) | Quem pode usar |
Virgin Media WiFi | Virgin Media, Three, O2, Vodafone ou qualquer pessoa com um passe Virgin Media Wifi |
EE WiFi-Auto | clientes da EE |
Vodafone WiFi | clientes da Vodafone |
WiFi Extra | clientes da O2 |
Virgin Media | clientes da Virgin Media |
Para nossos leitores que pediram o chip gratuito da GiffGaff, também é possível usar o WiFI nas estações de metrô. Basta baixar o app GiffGaff para seu dispositivo, abrir o menu de configuração e escolher “WiFi Extra”. Clique em “Install/launch Wi-Fi settings” ou coloque o botão em “On”. O serviço é gratuito desde que você tenha um plano ativo. Leia aqui sobre o chip gratuito da GiffGaff
Passe para usar o Wi-Fi nas estações de metrô
Se a sua operadora não oferece o WiFi nas estações de metrô como parte do plano, você pode comprar um passe para usar o WiFi da Virgin Media.
Para isso acesse este link para se registrar e criar uma senha.
Estão disponíveis os seguintes passes:
1 dia: £3 – 1 semana: £5 – 1 mês: £15
Estações de metrô que não têm wifi
Não há Wifi nas seguintes estações: Bond Street, Moorgate, Whitechapel, Heathrow Terminal 5, Kensington Olympia, Watford e Willesden Junction
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Resende
Sempre acompanho o blog, parabéns por tanta informação importante e novidades interessantes de Londres. Agora chegou a minha vez de dar uma pequena contribuição.
O chip da Lebara é realmente mto bom, mas no Reino Unido, eu costumo usar o chip da o2, para voz e 3G, pois me parece ser a melhor relação custo-benefício. No caso de voz, faço o “Bolt On” (espécie de plano) International Favourites 3, o qual coloco dez libras de crédito e ele me fornece 3000 minutos para telefones fixos do Brasil e 100 minutos para celulares também do Brasil que cadastro previamente através da página da operadora na internet.
Também me proporciona um número fixo nas principais cidades brasileiras, e as pessoas me ligam para este número pagando ligação para um fixo normal e atendo no meu celular no UK, sem cobrar nada a mais por isso além do valor que já carreguei, as dez libras, e é ilimitado, ou seja, posso atender quantos telefonemas quiser e de qualquer duração de chamada. A qualidade de voz é maravilhosa, parece que estou falando de um fixo para outro fixo na mesma cidade.
Para dados, carrego mais três libras para 100 Mb ou seis libras para 500 Mb, e consigo usar a internet onde for, com uma velocidade bastante rápida. No caso de não querer escolher nenhum Web Bolt On (o Bolt On para dados), basta usar a internet no celular ou tablet e eles já cobram uma libra pelo acesso do dia inteiro, mas a franquia de dados é muito baixa neste caso.
Aqui pode se ver todas as tarifas e os planos:
http://www.o2.co.uk/tariffs/payandgo
Fica aí a dica! Boas economias! 🙂
Eneida
Obrigada, Resende!
Rose
Oi ,
Para acessar a internet do tube precisa de senha ou não,como faço?
Ah!Iphone desbloqueado precisa fazer alguma configuração para usar a internet?
Obrigada
Rosa
Eneida
No momento, não precisa de senha. Não sei te dizer sobre a configuração, sugiro que pergunte na loja em que adquirir o SIM card.
Michel
Acho que o chip da 3 (http://www.three.co.uk/Store/Phones/iPhone?s_search=prodsearch#anchor2) tem a melhor relação custo/benefício no Pay As You Go. Um amigo comprou o chip em Londres por 15 libras e usou a internet no iphone à vontade (all-you-can-eat data) por um mês sem necessidade de recarga. Ainda vêm 300 minutos de ligação e 3.000 sms. Na hora da compra do chip, especifique o modelo do seu telefone (4S usa micro-SIM).
may
Ola Eneida Tudo Bom? Leio sempre o blog e adoro! Estou indo para Londres no fim do ano pela primeira vez e estou mto contente! Suas dicas e posts tem me ajudado mto!! Agradeço muito a você pelas dicas e detalhes sobre Londres e também parabenizo-a pelo seu trabalho! Beijos!